sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Contra o abandono de animais.

Hoje presenciei uma cena detestável: um senhor praguejando e dizendo barbaridades para um PitBull e seu dono porque estavam dando uma voltinha na rua.
O cão estava de focinheira e bem comportado ao lado do seu dono, o qual CAGOU e ANDOU (o dono, não o cão... rs) para os comentários de mau gosto daquele pobre velhinho.

Eu tenho 15 cachorros e digo-lhes que eles são como filhos.

Crianças aprendem a se comunicar através da associação de sons, objetos e idéias. Dessa forma, elas aprendem o significado das coisas antes mesmo da fala.
O mesmo acontece com os cães.
A diferença entre eles é que um aprende a falar e o outro não. A compreensão também é diferente. Por isso o PitBull não pôde revidar às duras palavras, mas digo-lhes que, certamente, ele sentiu maus presságios dentro do seu coração. Energia!

Por que o cão vai atrás da bolinha para pegá-la depois que você a joga?
Porque ele aprendeu isso com você! O estímulo dele é outro: “Depois que eu pegar a bolinha eu vou ganhar muito carinho e um petisco bem gostoso!”
Ele é condicionado a fazer isso.
E o dia que ele não sai correndo atrás da bolinha quando você a lança no quintal?
Esteja certo que alguma outra coisa está acontecendo ou a atenção dele está em outro lugar.

Os cães não compreendem alguns conceitos abstratos e nem entendem de política, mas eles sabem quando você está triste, feliz, agitado, etc. Sentem isso através do seu comportamento, e quando você chora ele acompanha, em silêncio e com muitas lambidas, o seu momento de dor.
Certos estudos mostram que os cachorros reconhecem os gestos humanos como pistas melhor que outros animais, como os macacos de grande porte, por exemplo. Assim, quando os cães parecem compreender nossas palavras, eles na verdade apenas lêem a nossa linguagem corporal ou nosso tom de voz.

Cães são muito inteligentes e jamais têm a intenção de nos desapontar. Eles não conhecem a maldade, só o instinto.
Quando nos esquecemos de dar-lhes comida ou água, eles pedem. Quando estamos bravos, eles nos respeitam e saem com as orelhas baixas. Quando damos uns tapas no bumbum deles porque fizeram uma travessura, eles têm consciência de que aprontaram e mesmo assim ficam olhando de longe esperando que nós os chamemos de volta pra receberem carinho...

Seu cão te ama incondicionalmente, do jeito que você é, com todo seu mau humor e mau hálito matutino, com seus esquecimentos e paranóias do dia-a-dia.
Ele é como uma criança.
Ele depende da educação e do amor que você oferece.
O cão é a cara do dono.
Tal pai, tal filho.

Não abandone essas crianças e nem deseje-lhes o mal. Eles são nossos melhores e mais fiéis amigos. São anjos que curam nossos corações.

Contra o abandono de animais:

1)


2)

Um comentário:

  1. Caramba Ju, 15 cachorros?? Que inveja, meu sonho era sair catando todos esses bichos que encontro na rua e levar pra casa >.<
    Mas minha cachorra e meus dois gatos nós adotamos da rua, assim como todos os outros cachorros que tivemos antes. Só queria ter mais espaço *o*

    ResponderExcluir